domingo, 26 de fevereiro de 2023

Empresa: Estabelecimento (I)


Artigos 1.142 a 1.144 do Código Civil
Perguntas 19 a 24

CC/2002 = Código Civil (2002)

19) O que se considera um estabelecimento?

De acordo com o art. 1.142 do CC/2002, considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.


20) O estabelecimento é o local onde se exerce a atividade empresarial?

Não. De acordo com o art. 1.142 do CC, parágrafo 1º, o estabelecimento não se confunde com o local onde se exerce a atividade empresarial, que poderá ser físico ou virtual.


21) Para atividade empresarial virtual, qual será o endereço informado para fins de registro?

De acordo com o art. 1.142 do CC, parágrafo 2º, quando o local onde se exerce a atividade empresarial for virtual, o endereço informado para fins de registro poderá ser, conforme o caso, o endereço do empresário individual ou o de um dos sócios da sociedade empresária.


22) Para atividade empresarial física, qual será o horário de funcionamento?

De acordo com o art. 1.142 do CC, parágrafo 3º, quando o local onde se exerce a atividade empresarial for físico, a fixação do horário de funcionamento competirá ao Município, observada a regra geral prevista da Lei nº 13.874 (20/9/2019), art. 3º, inciso II. Tal Lei também é conhecida como Lei da Liberdade Econômica.

O dispositivo da Lei supracitada é visto a seguir (grifo):

----------------

Art. 3º São direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, observado o disposto no parágrafo único do art. 170 da Constituição Federal:

...

II - desenvolver atividade econômica em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, sem que para isso esteja sujeita a cobranças ou encargos adicionais, observadas:

a) as normas de proteção ao meio ambiente, incluídas as de repressão à poluição sonora e à perturbação do sossego público;

b) as restrições advindas de contrato, de regulamento condominial ou de outro negócio jurídico, bem como as decorrentes das normas de direito real, incluídas as de direito de vizinhança; e,

c) a legislação trabalhista;


23) O estabelecimento pode ser objeto unitário de direitos?

Sim. De acordo com o art. 1.143 do CC/2002, o estabelecimento pode ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza.


24) Quais são as condições para que o contrato relacionado a um estabelecimento produza efeitos?

De acordo com o art. 1.144 do CC/2002, o contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial.


Veja também estes vídeos sobre o tema estabelecimento:










Leia também: